O que é Sociedade 5.0 e o que ela traz de diferente?

Considerado por especialistas como uma consequência da chamada 4ª Revolução Industrial, o conceito de Sociedade 5.0 teve seu início no Japão, com o decreto de 2016 e consiste no 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia com o propósito de fomentar uma sociedade mais inteligente, com as ferramentas de inovação tecnológicas a favor do bem-estar do ser humano.

Sua definição é baseada em uma sociedade centrada no homem, no qual equilibra avanços econômicos e sociais em um sistema ...

LEIA MAIS →
0

O Humano Digital: uma visão de como a sociedade se relaciona com a tecnologia

O tema principal do Inforuso 2019, evento realizado pela Sucesu Minas em parceria com a FINIT e o Governo de Minas Gerais e que analisa e traz tendências sobre tecnologia e seus impactos na sociedade, foi o Humano Digital. Trata-se da hiperconectividade, relação da tecnologia com o cérebro humano e quais os propósitos da era da Transformação Digital.

A sociedade atual está muito ligada à tecnologia, e essa relação influencia nos âmbitos pessoal, profissional e comportamental, como um todo. Portanto, ...

LEIA MAIS →
0

36ª edição do INFORUSO, apresentada pela FINIT, aborda o tema Humano Digital

Os maiores especialistas do assunto colocaram Minas Gerais no centro do cenário tecnológico do país com a 36ª edição do INFORUSO, o mais importante e tradicional evento de tecnologia da informação, que aconteceu entre os dias 1 e 2 de outubro, no Palácio das Artes de Belo Horizonte. O tema principal foi Humano Digital.

 

A aplicabilidade da Inteligência Artificial foi discutida para vários setores do mercado, assim como seu impacto positivo sobre eles, partindo da análise do contexto brasileiro. 

O evento, ...

LEIA MAIS →
0

Inteligência Artificial e a realidade brasileira

O mundo acordou nesta década, mais especificamente a partir de 2012 em diante, para a realidade da inteligência artificial (IA).  O que foi idealizado e concebido lá por volta de 1950, somente agora vem fazer o barulho que merecia há décadas.

A robustez atual das tecnologias de armazenamento, processamento, imagens e o alto volume de dados propiciou este nascimento tardio, mas agora sedimentado.

Apenas nasceu tardiamente, mas já nasce com conceitos, teorias, modelos, matemática já estudados. Portanto, não é uma invenção do agora, mas um nascimento demorado.

Dito ...

LEIA MAIS →
0

A inteligência artificial mostra força na educação

Parte significativa da produção científica atual em inteligência artificial está relacionada com o tema da educação. O interesse indica forte presença de aplicação da tecnologia nos sistemas educacionais e, consequentemente, um grande impacto nos processos de ensino-aprendizagem no curto e no médio prazo. A conclusão é do estudo “Tendências em Inteligência Artificial na Educação”, divulgado no início de março pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O levantamento permitiu concluir ...

LEIA MAIS →
0

Inteligência artificial pode prevenir a violência escolar?

“Cada vez com mais frequência, as escolas dos Estados Unidos estão recorrendo a soluções apoiadas pela inteligência artificial para impedir atos trágicos de violência estudantil”. A informação é do site IEEE Innovation, que reflete sobre as perspectivas da tecnologia e mostra exemplos de empresas de TI que já desenvolvem sistemas e fornecem para escolas, preocupadas com os casos de violência, como o ocorrido em Suz.

Empresas como a Bark Technologies, Gaggle.net e Securly, Inc. estão usando uma combinação ...

LEIA MAIS →
0

Dia da Internet Segura

 O Dia da Internet Segura (SID, Safer Internet Day[1], em inglês) é um marco no calendário de segurança online. Este movimento começou em 2003 no projeto SafeBorders[2] da União Europeia[3] e em 2005 foi assumido pela rede Insafe[4]. O Dia da Internet Segura ultrapassou as barreiras geográficas e agora é celebrado em todo mundo, com a participação de aproximadamente 140 países.

O SID é uma iniciativa anual com objetivo de construir uma agenda ...

LEIA MAIS →
0

Inteligência Artificial: Perguntas Frequentes

A Inteligência Artificial vai substituir os gestores?

Não exatamente.

Muitas vezes, quando uma nova tecnologia ou um novo conceito surgem, eclodem notícias falando sobre o que vai acabar, ou sobre o que vai morrer. Este tipo de abordagem chama muito a atenção, mas nem sempre é o caminho mais adequado.

As mudanças, na maioria das vezes, atuam como elementos de transformação, não de eliminação.

É fato que tecnologias emergentes como Inteligência Artificial, IoT e Blockchain, quando combinadas, trazem um grande potencial para diminuição do ...

LEIA MAIS →
0

Na era digital, bots podem conversar como humanos?

Em tempos de comunicação digital instantânea, quantos minutos você acharia aceitável esperar pela resposta de uma empresa para uma reclamação sua? 30 minutos? 45 no máximo? Pois aí que está o grande segredo da comunicação em um mundo onde os consumidores não têm mais paciência para esperar: chatbots e sua interação automatizada, sem tempo de espera.

A sobrevivência de qualquer negócio, seja no varejo ou na área de serviços, não duvide mais, estará na transição ...

LEIA MAIS →
0

A Inteligência Artificial se destaca entre as tecnologias centrais para 2019

Entre as principais ondas de oportunidades geradas pelas tecnologias, em 2019 a inteligência artificial certamente vai ocupar papel central no mercado de novos negócios destinados aos consumidores corporativos e finais. Para startupeiros, empresas de tecnologia da informações e investidores, o ouro sonhado. A favor da onda da IA, o mercado aposta, agora, em expectativas de retorno do crescimento econômico, acesso facilitado a recursos na nuvem, queda de preços das soluções e no registro de casos de uso de sucesso.

Será, portanto, ...

LEIA MAIS →
0
Page 1 of 13 12345...»