Sociedade 5.0: uma revolução que já está acontecendo. Você está preparado?

A sociedade que vivemos é marcada diretamente pela revolução digital que, como consequência da Indústria 4.0, transforma a maneira que nos comunicamos com o mundo, seja corporativo ou não, de maneira disruptiva e dinâmica. E, nesse contexto, uma evolução já está ocorrendo, a chamada Sociedade 5.0.

O conceito de Sociedade 5.0 teve sua origem no Japão, e traz a perspectiva de um mundo no qual as tecnologias de inteligência avançada tenham o benefício e bem-estar do ser humano como ...

LEIA MAIS →
0

Como as universidades estão se adequando a um mercado pós-revolução digital

Nas universidades, cursos como Ciência da Computação, obrigatoriamente, acompanham o movimento da Revolução Digital. Contudo, essa necessidade não é mais restritiva a eles.

A comunidade acadêmica tende a acompanhar a necessidade que a era digital e as novas gerações demandam. Nesse movimento, o perfil do ensino superior no País caminha para um novo formato.

O perfil da universidade brasileira

Com o advento da internet rápida, estável e acessível, a Inteligência Artificial (e até mesmo a Realidade Virtual), está cada vez mais presente no ...

LEIA MAIS →
0

Perfil do profissional de TI do futuro: você está acompanhando essa mudança?

O profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) precisa estar atento às novas tendências, pois o dinamismo das mudanças tecnológicas acompanha a rapidez da Era Digital.

O futuro aponta para a quebra de paradigmas: habilidades técnicas não serão mais balizador primordial dessa área. Acompanhe esse artigo e conheça algumas das principais características e expertises que permeiam o perfil desse novo profissional, para que tenha notoriedade no mercado em que atua.

O que o mercado de TIC espera de seus profissionais?

Novos rumos ...

LEIA MAIS →
0

A Transformação digital e os impactos no mercado de trabalho

Assim como aconteceu com a Revolução Industrial entre os séculos XVIII e XIX, a transformação digital que vivenciamos traz inúmeras mudanças que impactam diretamente no mercado de trabalho.

 

O Big Data, Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual, Business Intelligence e outras tecnologias que se renovam diariamente influenciam a forma de produção e a maneira de relacionamento com as máquinas que, por vezes, substituem algumas profissões. Esse é um assunto que exige atenção e preparação para os desafios que ...

LEIA MAIS →
0

O que é Sociedade 5.0 e o que ela traz de diferente?

Considerado por especialistas como uma consequência da chamada 4ª Revolução Industrial, o conceito de Sociedade 5.0 teve seu início no Japão, com o decreto de 2016 e consiste no 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia com o propósito de fomentar uma sociedade mais inteligente, com as ferramentas de inovação tecnológicas a favor do bem-estar do ser humano.

Sua definição é baseada em uma sociedade centrada no homem, no qual equilibra avanços econômicos e sociais em um sistema ...

LEIA MAIS →
0

O Humano Digital: uma visão de como a sociedade se relaciona com a tecnologia

O tema principal do Inforuso 2019, evento realizado pela Sucesu Minas em parceria com a FINIT e o Governo de Minas Gerais e que analisa e traz tendências sobre tecnologia e seus impactos na sociedade, foi o Humano Digital. Trata-se da hiperconectividade, relação da tecnologia com o cérebro humano e quais os propósitos da era da Transformação Digital.

A sociedade atual está muito ligada à tecnologia, e essa relação influencia nos âmbitos pessoal, profissional e comportamental, como um todo. Portanto, ...

LEIA MAIS →
0

36ª edição do INFORUSO, apresentada pela FINIT, aborda o tema Humano Digital

Os maiores especialistas do assunto colocaram Minas Gerais no centro do cenário tecnológico do país com a 36ª edição do INFORUSO, o mais importante e tradicional evento de tecnologia da informação, que aconteceu entre os dias 1 e 2 de outubro, no Palácio das Artes de Belo Horizonte. O tema principal foi Humano Digital.

 

A aplicabilidade da Inteligência Artificial foi discutida para vários setores do mercado, assim como seu impacto positivo sobre eles, partindo da análise do contexto brasileiro. 

O evento, ...

LEIA MAIS →
0

Inteligência Artificial e a realidade brasileira

O mundo acordou nesta década, mais especificamente a partir de 2012 em diante, para a realidade da inteligência artificial (IA).  O que foi idealizado e concebido lá por volta de 1950, somente agora vem fazer o barulho que merecia há décadas.

A robustez atual das tecnologias de armazenamento, processamento, imagens e o alto volume de dados propiciou este nascimento tardio, mas agora sedimentado.

Apenas nasceu tardiamente, mas já nasce com conceitos, teorias, modelos, matemática já estudados. Portanto, não é uma invenção do agora, mas um nascimento demorado.

Dito ...

LEIA MAIS →
0

A inteligência artificial mostra força na educação

Parte significativa da produção científica atual em inteligência artificial está relacionada com o tema da educação. O interesse indica forte presença de aplicação da tecnologia nos sistemas educacionais e, consequentemente, um grande impacto nos processos de ensino-aprendizagem no curto e no médio prazo. A conclusão é do estudo “Tendências em Inteligência Artificial na Educação”, divulgado no início de março pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O levantamento permitiu concluir ...

LEIA MAIS →
0

Inteligência artificial pode prevenir a violência escolar?

“Cada vez com mais frequência, as escolas dos Estados Unidos estão recorrendo a soluções apoiadas pela inteligência artificial para impedir atos trágicos de violência estudantil”. A informação é do site IEEE Innovation, que reflete sobre as perspectivas da tecnologia e mostra exemplos de empresas de TI que já desenvolvem sistemas e fornecem para escolas, preocupadas com os casos de violência, como o ocorrido em Suz.

Empresas como a Bark Technologies, Gaggle.net e Securly, Inc. estão usando uma combinação ...

LEIA MAIS →
0
Page 1 of 14 12345...»