Artigos

O que é Sociedade 5.0 e o que ela traz de diferente?

Considerado por especialistas como uma consequência da chamada 4ª Revolução Industrial, o conceito de Sociedade 5.0 teve seu início no Japão, com o decreto de 2016 e consiste no 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia com o propósito de fomentar uma sociedade mais inteligente, com as ferramentas de inovação tecnológicas a favor do bem-estar do ser humano.

Sua definição é baseada em uma sociedade centrada no homem, no qual equilibra avanços econômicos e sociais em um sistema que integra ciberespaço e espaço físico, como smart homes, tecnologias vestíveis, mobilidade autônoma, assistentes digitais, energia inteligente entre outros.

O ser humano como centro das atenções

A indústria 4.0 caracteriza-se pela evolução dos sistemas produtivos industriais, de maneira disruptiva, e gera benefícios como a redução de custos, energia, segurança e eficiência dos processos de manufatura avançada. Como sua continuidade, a proposta da Sociedade 5.0 é colocar tudo isso a serviço do homem, melhorando sua qualidade de vida.

Vivemos em um contexto atual de hiperconexão, ocasionado pelos impactos da Transformação Digital, o que modifica o comportamento social e relacional, já que a maioria de nossas ações diárias está ligada a agilidade e objetividade da internet.

O que a Sociedade 5.0 traz é justamente usar desta hiperconexão para ir além. A ideia é que tecnologias como Inteligência Artificial, robótica, IoT tragam a resolução de vários desafios humanos como atividades repetitivas e desgastantes, exposições a risco de vida, ou mesmo ter acesso às últimas inovações médicas em qualquer lugar e por preços acessíveis. Isso significa aumentar as habilidades humanas com a tecnologia trabalhando para que a humanidade viva em sua totalidade.

Portanto, nela os sistemas inteligentes não são considerados “inimigos”, mas aliados contra questões como envelhecimento da população, limitação de energia elétrica, desastres naturais, segurança e desigualdade social.

Fases antecessoras

O conceito 5.0 determina o quinto passo da evolução da sociedade humana. Conheça as outras quatro evoluções anteriores:

SOCIEDADE 1.0: CAÇA E COLETA

A sociedade 1.0 é o início de tudo, o primeiro contato do homem com a natureza, a criação e o cultivo de sua existência.

SOCIEDADE 2.0: AGRICULTURA

A Sociedade 2.0 é marcada pelo surgimento da agricultura, com pequenas cidades a serem formadas. As pessoas deixaram de ser nômades.

SOCIEDADE 3.0: INDÚSTRIA

A sociedade 3.0 é o momento em que são criadas as máquinas. Indústrias preenchem cidades, gerando empregos e um novo modelo de vida em sociedade.

SOCIEDADE 4.0: INFORMAÇÃO

É o momento atual, com informações que chegam cada dia mais rápidas, tecnologias como IoT, Inteligência Artificial, Robótica, entre outras, que trazem troca de informações, experiências e impactam na forma das pessoas se relacionarem.

SOCIEDADE 5.0: SERES HUMANOS SUPERINTELIGENTES

Nessa fase, a mente humana se readapta para uma sociedade superinteligente, que reflete informações selecionadas, de acordo com o que você imagina ou deseja. São as máquinas impulsionando e apoiando o desenvolvimento humano.

Sucesu Minas e seu papel transformador

A Sucesu Minas, órgão mais relevante e atuante em tecnologia do estado de Minas Gerais, fomenta o mercado regional com melhores práticas globais, trazendo as inovações mais relevantes com clareza e objetividade, promovendo debates e troca de experiência entre pares.

Por meio da instituição, é possível que as empresas associadas tenham acesso a materiais, relatórios, palestras e encontros que fomentam cada vez mais o mercado, trazendo para o setor discussões mais ricas e grandes oportunidades de negócios.

Entre em contato com nossa equipe e conheça mais das possibilidades que estão abertas para você e sua empresa!

0
  Posts Relacionados
  • No related posts found.

Add a Comment


Patrocinadores Sucesu Minas

NetService – Soluções em Tecnologia da Informação (TI)SONDA | Líder em soluções e serviços de TI na América LatinaSquadraTripla

Apoio Institucional

Google|Qi NetworkMidiaria