Artigos

Sociedade 5.0: uma revolução que já está acontecendo. Você está preparado?

A sociedade que vivemos é marcada diretamente pela revolução digital que, como consequência da Indústria 4.0, transforma a maneira que nos comunicamos com o mundo, seja corporativo ou não, de maneira disruptiva e dinâmica. E, nesse contexto, uma evolução já está ocorrendo, a chamada Sociedade 5.0.

O conceito de Sociedade 5.0 teve sua origem no Japão, e traz a perspectiva de um mundo no qual as tecnologias de inteligência avançada tenham o benefício e bem-estar do ser humano como foco principal de suas ações.

Uma sociedade voltada para a plenitude do ser humano e a tecnologia como aliada

Nesse contexto, a Sociedade 5.0 utiliza-se de tecnologias da Indústria 4.0 como big data e analytics, robôs autônomos, simulação, sistemas horizontais e verticais de integração, IoT, cibersegurança, realidade aumentada, cloud, impressão 3D, entre outras tendências, para atuar a favor das pessoas.

No que se refere a serviço ao ser humano, é possível citar sua utilização em tarefas repetitivas, que coloquem o homem sob risco, ou na melhora da segurança pública e estrutural, como nas smart cities, e até na promoção de avanços em tratamentos médicos e resolução de problemas ocasionados por desastres naturais.

Representa, portanto, a convergência de todas as inovações no intuito de oferecer mais qualidade de vida aos seres humanos nos quais sistemas inteligentes, ao invés de inimigos, contribuem ativamente para a evolução de nosso bem-estar.

O futuro já começou!

A sociedade de hoje, do século 21, já convive parte das horas de seus dias conectada a internet. Seja em mensagens nas redes sociais, na marcação de uma consulta médica, nos serviços de geolocalização ou através da enormidade de aplicativos que fazem parte da rotina de tantas pessoas ao redor do planeta.

Já vivemos essa revolução comportamental, com hábitos modificados pelo uso extensivo da internet e condicionados à rapidez que ela induz. E, embora países como o Brasil tenham uma extensão territorial ampla e um retrato social diverso, que torna um desafio a inclusão digital em sua totalidade, a tendência é caminhar para um mundo cada vez mais hiperconectado.

A IoT se faz ativa do pedido de uma pizza pelo aplicativo, na programação de um smartwatch para contabilizar batimentos cardíacos, na babá eletrônica do quarto de seu filho, na assistente virtual de seu celular, até grandiosos projetos científicos, como a programação de uma linha de produção na indústria de automóveis e a estrutura de uma estação espacial. Com a expansão da telefonia 5G, em breve, esse universo promete ainda mais expansão.

Ampliar experiências com informação colaborativa

Sendo assim, o conceito de Sociedade 5.0, que parece tão distante do mundo “real”, mostra-se mais atual do que nunca com a tecnologia no papel de facilitadora e a serviço do ser humano. Para um contexto corporativo, esse panorama traz o desafio da mudança de mentalidade e capacitação técnica.

Como todo desafio acompanha inúmeras oportunidades de crescimento, os profissionais, apoiados nas novas tecnologias, terão suas tomadas de decisão muito mais assertivas, com maior integração a processos internos, atuações colaborativas e ambientes mais transparentes, o que, certamente, ocasionará em resultados promissores.

A Sucesu Minas acredita nesse potencial transformador do ser humano, alinhado à tecnologia como provedora de ferramentas para um melhor viver e trabalhar. Ampliamos experiências em ações com foco em assuntos pertinentes ao dia a dia dos CIOs e profissionais de TIC, proporcionando ainda mais conhecimento sobre esses segmentos e networking selecionado para negócios do setor.

0
  Posts Relacionados
  • No related posts found.

Add a Comment


Patrocinadores Sucesu Minas

NetService – Soluções em Tecnologia da Informação (TI)SONDA | Líder em soluções e serviços de TI na América LatinaSquadraTripla

Apoio Institucional

Google|Qi NetworkMidiaria