TI vai virar Tecnologia de Negócios (TN), prevê Vice-Presidente do Gartner.

Cassio Dreyfuss destaca potencial do CIO como líder da transformação digital

Guilherme Borini

A área de Tecnologia da Informação (TI) é a mais preparada para conduzir o processo de transformação digital das empresas. A afirmação é de Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisas do Gartner, que acredita que o CIO tem uma posição única para ser o líder digital.

Para Dreyfuss, a TI é o único setor que conhece todas as informações usadas na empresa, os processos e é a mais indicada para conduzir programas e projetos. “As áreas de vendas, marketing, RH e finanças, por exemplo, não sabem, não gostam e não estão interessadas. Não é o negócio deles. Esse conjunto de características faz com que o líder de TI seja a peça importante dessa transformação digital”, afirmou, durante apresentação no VtexDay, evento com foco em e-commerce e varejo realizado na última quarta-feira (31/05) em São Paulo (SP).

Com o papel da TI cada vez mais envolvido e ligado aos negócios, Dreyfuss comenta que até mesmo a área pode ganhar uma nova nomenclatura no futuro: Tecnologia de Negócios (TN). “Essa capacidade de pilotar mudanças e reorganizar a organização, nenhuma outra área sabe fazer isso. A área de TI, ou como será chamada no futuro, deve fazer isso. Eu já vi a TI educar o negócio, mas nunca vi o contrário.”

Cenário

Apesar de enxergar enorme potencial no papel do CIO diante dos desafios da transformação digital, alguns números assustam o especialista. Dreyfuss cita duas recentes pesquisas do Gartner, que ouviu o que pensam CEOs e CIOs de grandes empresas. “O cenário não é bonito”, comentou.

Segundo os dados coletados, 80% dos CEOs têm iniciativas de modelos de negócios digitais, mas somente 70% deles têm um líder digital e, desses, apenas 20% deles são CIOs. Ainda, 40% dos CEOs acham que os CIOs têm habilidades para ser o líder digital, enquanto apenas 10% dos CEOS mencionam o CIO como fonte primária de informação.

“O que vemos é que CEOs estão liderando essa visão dos negócios digitais, enquanto o CIO ainda está cuidando da TI tradicional”, disse.

Para encorajar a mudança do cenário, Dreyfuss diz que o CIO precisa agir para não deixar a oportunidade escapar. “Os CIOs precisam chamar o papel para si e fazer algo. Ninguém vai chegar em uma segunda-feira de manhã e dizer que pensou durante o final de semana e que você será nosso líder”, finalizou.

Fonte: http://www.itforum365.com.br/digital/transformacao-digital/ti-vai-virar-tecnologia-de-negocios-tn-preve-vp-do-gartner

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu