A tradição americana do Black Friday é um hábito cada vez mais comum no Brasil. A data foi colocada em prática pelo quinto ano consecutivo e o dia de descontos especiais registrou aumento de 76% nas vendas, totalizando R$ 1,53 bilhão.
Dados divulgados pela consultoria Clearsale apontam que a quantidade de produtos comprados nas primeiras 24 horas aumentou significativamente. Durante o primeiro dia de vendas, na última sexta-feira (27), 3,12 milhões de pedidos foram feitos. O número representa crescimento de 49% na quantidade de encomendas.
Além de terem comprado mais durante o início das promoções, os consumidores decidiram tirar a mão do bolso para aproveitar os preços mais baixos. O valor médio das compras aumentou 18%: de R$ 416 em 2014 para R$ 492 em 2015.
Os produtos mais procurados foram os eletrodomésticos, com um total de R$ 370,8 milhões em vendas. Os celulares aparecem logo atrás e renderam R$ 327,8 milhões aos lojistas, representando cerca de 10% do faturamento. Levando em consideração também os acessórios de telefonia, smartphones e seus gadgets representam a maior fatia do mercado do Black Friday, com 23% de todos os produtos comercializados.
As cidades com maior volume de vendas foram São Paulo (R$ 194,2 milhões), Rio de Janeiro (R$ 116,6 milhões) e Belo Horizonte (R$ 34,8 milhões).