Ana Carolina Bicalho
O inbound marketing surgiu como um furacão na comunicação das empresas, impulsionado pela infinidade de possibilidades de uma nova e forte tendência: o marketing digital. Dessa tempestade midiática, transbordam números e resultados expressivos, que têm colocado em xeque ações restritas apenas à comunicação tradicional, ou outbound marketing. Segundo a consultoria Demand Metric, o marketing de conteúdo, considerado a principal estratégia do inbound marketing, gera três vezes mais clientes potenciais (os chamados leads) do que o outbound e custa 62% menos.
A explicação para tanto sucesso é, basicamente, social. As expectativas da sociedade já não são as mesmas de anos atrás, assim como são outros os ideais de consumo. Com a internet e, principalmente, o avanço do mobile, as pessoas passaram a ter escolhas e a buscar as informações que desejam receber. Isso foi um divisor de águas para que o marketing e a publicidade percebessem a necessidade de se reinventar.
Maior referência nesse segmento em Minas Gerais, a Rock Content não esconde sua fórmula. Com a missão de “aprender, ensinar e resolver”, a startup promove treinamentos virtuais gratuitos, contribui para a formação de profissionais de marketing de conteúdo por todo o Brasil e emite certificados. Em apenas três anos, a empresa que começou com três pessoas, ampliou o número de funcionários para 140 e já conta com mais de 3 mil redatores e 3 mil clientes espalhados pelo país. Segundo Edmar Ferreira, CEO e sócio-fundador da Rock Content, a empresa triplicou o faturamento no ano passado e em 2016, a meta era dobrá-lo, o que aconteceu ainda no primeiro semestre.
Outra mineira que tem despontado quando o assunto é marketing de conteúdo e inbound marketing é a Ingage Digital. Há quatro anos no mercado, a empresa registrou um crescimento de 80% em 2015, com atendimento a clientes em todo o Brasil feito por um sistema remoto de gestão dos projetos, que garante agilidade e eficiência nas ações.
De acordo com o cofundador da Ingage, Alexandre Monteiro, o segredo da estratégia é também seu principal desafio: “Ter um planejamento completo para lançar artigos, e-books, infográficos ou qualquer outro tipo de material web que seja, de fato, relevante e único para cada persona. É preciso saber para quem estamos desenvolvendo conteúdo e, muitas vezes, as empresas param nessa fase tão importante, que é o planejamento de toda a estratégia”.
A matéria completa você encontra na Revista Inforuso, edição 10: http://revista.sucesuminas.org.br/revista/revista-inforuso-no-10